Prefeitos e/ou representantes da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste- AMUFRON estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (01-10), através de videoconferência para debateram o retorno das atividades escolares.
As informações indicam que a maioria dos pequenos municípios não terá condições de retorno, pois o número de profissionais de educação nas escolas é restrito, e destes, muitos ainda pertencem ao grupo de risco; o transporte escolar precisa passar por uma readequação, para que cumpra aos rigorosos protocolos sanitários; e se considerarmos as manifestações de pais e alunos, grande parte são contrários ao retorno das atividades escolares. Porém, temos municípios com realidade diferente, que terão condições e pretendem retornar gradativamente as atividades presenciais ao longo do mês de outubro.
Após a manifestação dos participantes, diante dos prós e contras de cada um, os prefeitos da AMUFRON, entenderam que cada município deva seguir as orientações das suas equipes técnicas municipais de Saúde e de Educação, adequando-se a sua própria realidade.
Segundo o Presidente Vilmar Sidinei Horbach – Prefeito de Boa Vista do Buricá, “ Cada Município tem uma realidade. Não podemos impor nada, cada município que decida conforme as suas possibilidades”.
A qualquer momento a região pode reunir-se novamente para debater o assunto em questão.