A construção da Barragem Panambi, consta no Planejamento Estratégico do COREDE Fronteira Noroeste.
Há alguns anos, que a Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste - AMUFRON, COREDE Fronteira Noroeste e Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa - ACISAP estão participando de diversas reuniões e ações, no intuito de requerer, que os estudos de viabilidade das usinas hidrelétricas Garabí/Panambi, fossem concluídos.
Uma Sentença da Justiça Federal/RS (processo nº5000135-45.2015.4.04.7115/RS), impede a continuidade dos estudos para a barragem de Panambi. O processo se encontra para julgamento no Tribunal Regional Federal da 4 Região, onde na próxima quarta-feira 28/04/2021, haverá nova audiência, na qual se espera um entendimento entre as partes, para haja, a retomada dos estudos de viabilidade.
O interesse regional neste tema, abrange muitos municípios das mais diversas associações regionais, COREDEs, empresas, associações comerciais e industriais, que veem na construção das Barragens uma grande oportunidade que pode transformar a matriz econômica do nosso estado, além do que, impulsionariam a economia regional. Caso as obras sejam confirmadas, a região receberá expressivos investimentos que somam aproximadamente 25 bilhões de reais.
Imagem ilustrativa