Compartilhe!

O Vice-presidente de Relações institucionais da AMUFRON, Prefeito de Três de Maio Marcos Corso, acompanhou a visita  Ministra da Agricultura Thereza Cristina e sua  equipe  técnica  de  governo, no último dia 12/01, quando esta, esteve  em  Santo Ângelo no  auditório da URI.minista da agricultura

Estiveram presentes o  Vice Governador do Estado, a Secretaria de  Agricultura  do  Estado, Dep. Estadual e Deputados Federais  que  ouviram  atentamente  as demandas, as  necessidades  dos  municípios  relatadas  pelos Prefeitos  Municipais, lideranças  das  entidades  do  setor agropecuário que sofrem com as perdas causadas pela estiagem.

Segundo levantamentos realizados pela Emater, até o último dia 07/01, são mais de 195 mil propriedades atingidas pela estiagem no Estado do RS nas mais diversas culturas, e a situação é agravada a cada dia, sendo que mais de 10 mil famílias  sofrem  com dificuldade de água potável para o consumo humano. A gravidade da estiagem pode ser mensurada por estar atingindo não somente culturas anuais, mas também culturas perenes como a fruticultura.

A produção de milho e milho silagem sofrem perdas que variam entre 45% a 65%, porém há municípios que chegam a 100%, sendo até o momento o milho é a cultura com maior impacto. No caso do milho silagem está comprometendo qualidade, a bovinocultura de leite é um dos setores com as maiores dificuldades, pois a recuperação é muito lenta. Estamos deixando de recolher diariamente mais de 1.606 milhão de litros de leite, sendo que as nas pastagens chegam a 60%.

 Já na cultura da soja as perdas variam de acordo com a região, sendo que na metade norte varia entre 5% a 25%.  A cada saca de soja perdida por hectare no Estado   representa uma perda de mais de um bilhão de sacas.

As perdas são muito significativas. Os representantes dos poderes públicos   ouviram atentamente a solicitações de auxilio e ações necessárias a curto, médio e longo prazo, sendo que o Governo do Estado já sinalizou com a liberação de recursos para perfuração de poços artesianos, cisternas, micro açudes e irrigação, além da isenção do troca troca.

 No Governo Federal, segundo a Ministra Thereza Cristina a equipe técnica irá se reunir, analisar a situação, as informações recebidas e em breve dará retorno das ações que serão realizadas procurando amenizar os prejuízos.

formrs

cnm

cdp

rota

rio grande do sul