Prefeito Joãozinho Sehnem participou de evento na Famurs, onde Onyx Lorenzoni detalhou o Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário que funcionará por meio de convênio com os municípios.
Com objetivo de apresentar aos gestores municipais o programa que irá oferecer oportunidade aos trabalhadores desempregados, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, participou de um encontro com os presidentes das regionais e prefeitos gaúchos na Famurs, de forma híbrida, no dia vinte e cinco de janeiro, oportunidade, em que o ministro detalhou como funcionará o Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário, que terá Medida Provisória assinada na sexta-feira (28/1).
O programa irá ofertar experiência profissional juntamente com a participação em cursos de qualificação. Serão priorizados os jovens entre 18 e 29 anos e os trabalhadores acima dos 50 anos que estão fora do mercado de trabalho há mais de dois anos. Conforme o Ministério, o objetivo é aumentar a empregabilidade e transferir a renda através da boa qualificação.
O programa deverá funcionar por meio de convênio com os municípios, sem vínculo trabalhista e duração de 18 meses em atividades de interesse dos municípios. Em contrapartida, os selecionados deverão realizar curso de qualificação profissional.
Conforme o ministro Onyx, atualmente são contabilizados mais de 7.8 milhões de jovens que não estudam ou trabalham. “A ideia é tirar da informalidade esses jovens e os trabalhadores mais experientes que estão desempregados. Estamos abrindo portas e dando condições para novas oportunidades, para que eles possam contribuir com o seu município, além de se qualificarem e garantirem uma realidade diferente para as suas famílias”, ressaltou.
Presente na mesa, o prefeito de Porto Alegre e presidente da Granpal, Sebastião Melo, destacou que a maior obra de um país é inaugurar pessoas e a forma de fazer isso é a qualificação profissional. Também colocou a prefeitura à disposição para ser parceira na construção do projeto.
O encontro foi apresentado pelo coordenador-geral da entidade, Salmo Dias de Oliveira, que salientou a importância das administrações municipais buscarem políticas públicas que resultam positivamente na vida dos cidadãos gaúchos.