Com a Iniciativa de um dos proprietários da Pousada Felicidade – Jandir Schumacher, que convidou, amigos e vizinhos da Pousada, prefeitos dos municípios vizinhos, coordenação do Turismo Regional, que estendeu o convite ao Prefeito presidente da Associação dos Municípios AMUFRON, realizou-se reunião/Almoço, no dia 21 de maio de 2022, às 11 horas, tendo como local as dependências da Pousada Felicidade em Alecrim/RS, no intuito de iniciarmos um movimento que objetiva buscar um olhar diferenciado para o Rio como uma fonte maravilhosa de oportunidades sempre focando a preservação do rio, suas espécies, e um convívio harmonioso com o ser humano.
Após a saudação do anfitrião da pousada, a coordenação dos trabalhos ficara a cargo da Secretária Executiva da AMUFRON, e também coordenadora Regional de Turismo Roseli Rost e do Presidente da AMUFRON e Prefeito de Horizontina Jones Cunha.
Foi oportunizado a auto apresentação dos participantes, e nesta apresentação , já foi possível ver os objetivos de cada participante, que basicamente giravam em: importância da preservação do Rio Uruguai; Necessidade da legalização da Pesca esportiva; proibição de alguns apetrechos como redes de pesca, com as quais supostos pescadores realizam “arrastões” que assassinam peixes muito abaixo do tamanho permitido ou seja proibição de rede e arrastão ; campanhas de limpeza do rio Uruguai; legalização das casas de veraneio, pois o veranista é o maior interessado em preservar, reflorestar, repovoar; campanhas e cartilhas de conscientização da importância da consciência preservacionista.
Na sequencia foi convidado o Sr. ROGÈRIO PIETROSKI, Consultor Ambiental de Porto Mauá, que fez uma pequena explanação da problemática que vivem os municípios banhados pelo rio Uruguai devido um processo da Promotoria federal, que objetivava a demolição geral das casas de veraneio construídas dentro dos 500 metros de APPs. Processo que graças à intervenção dos Prefeitos apoiados pela AMUFRON, conseguiram estabelecer um acordo os que ao invés de avançar com a legalização das construções consolidadas, ficam achando empecilhos para sobrepor e não seguir avançando no licenciamento. extrajudicial, que vem sendo cumprido dentro das metas pré-estabelecidas. A maior dificuldade encontrada segundo Pietroski, é a interpretação muitas vezes equivocada, de alguns municípi
Estavam na pousada, no final de semana, (amantes da pesca esportiva)três influenciadores de pesca esportiva, que tem sites com milhares de seguidores, e que foram convidados a dar seus depoimentos sobre a importante cadeia que movimenta a pesca esportiva no Brasil e no mundo. Estiveram presentes o Anderson Rodrigues de Porto Velho/RO, Lucas Fantin de Sertanópolis/PR, Tiago Pinto de Antônio Prado/RS. O grupo estava encantado com o Rio Uruguai suas paisagens, e fizeram um alerta bem importante sobre a necessidade de fazer uma campanha em torno da preservação, do rio e seus afluentes, limpeza das márgens que ifelizmente estão tomadas de lixo.
Também participou da reunião o Chefe da ECOLOGIA de Oberá, Missiones/AR Jorge Krujoski, que mostrou através de imagens a necessidade de haver maior consciência quanto a preservação do rio e das espécies. Falou ainda que as autoridades Brasileiras deveriam manter equipes de fiscalização, junto as margens do Rio, pois a falta de fiscalização, oportuniza a pesca predatória e a realização de arrastão, mesmo em tempo de piracema. Disse ainda que é favorável a implementação no Rio Uruguai da Pesca Esportiva, e consequentemente da proibição da pesca com rede e Arrastão.
Através dos depoimentos que ouvimos ficou claro que precisamos unir esforços em prol dos nossos grandes ícones: o Rio Uruguai e o Peixe DOURADO. Parece uma piada, mas nós brasileiros, só podemos pescar esportivamente no rio Uruguai, se tivermos licença Argentina, pois do lado brasileiro a Pesca do Dourado é Proibida, mesmo na modalidade pesque e solte. Fazem 10 anos que existe a proibição da pesca ao dourado, e pode pcontinuar assim, só queremos que seja permitido a pesca do dourado na modalidade ESPORTIVA pesque e solte.