Compartilhe!

AMUFRON defendendo a Pesca Esportiva no Rio Uruguai

oficina na sema 2

Realizou-se nos dias 22 e 23 de agosto, no centro Administrativo em Porto Alegre/ ou Virtual  a Oficina de Pesca esportiva, promovido pela  Secretaria estadual de Turismo- SETUR, Secretaria estadual do Meio Ambiente  e Infraestrutura - SEMA e Secretaria de Agricultura, Pecuária  e Desenvolvimento Rural – SEAPDR, com a finalidade de atender uma demanda da Associação de Municípios da Fronteira Noroeste – AMUFRON, que através da Coordenadoria de Turismo da Rota do Rio Uruguai, vem demandando a necessidade da regularização da pesca esportiva do dourado no Rio Uruguai.

Desde 2002 existe uma portaria que proíbe a pesca do dourado no Rio Grande do Sul, por considerar que o mesmo está em extinção. Até o momento não temos conhecimento de algum estudo que comprove a proibição.

A demanda apresentada pela coordenadoria de Turismo, tem a ver com o potencial pesqueiro do Rio Uruguai, a tendência do aumento de pessoas adeptas a pesca esportiva – pesque e solte, conscientes da importância da preservação do manancial pesqueiro e seus arredores. E ao surgimento de pousadas, que aliadas a tendência de mercado oferecem acomodação e todos equipamentos e serviços, para que o praticante do esporte, que em sua maioria tem bom poder aquisitivo, somente desfrute da experiência. Atualmente esta modalidade de pesca já vem ocorrendo no Rio Uruguai, porém em águas Argentinas. Infelizmente a pesca esportiva no Brasil é tratada como pesca amadora, e não tem regras exclusivas. A AMUFRON tem defendido e está buscado maneiras para que a pesca esportiva seja regulamentada no RS, para que possamos de forma organizada e legalizada realizar a pesca esportiva do dourado no Rio Uruguai, dessa forma protegendo as espécies, inibindo a pesca predatória e aumentando a conscientização quanto a importância de pescar, fotografar e devolver o exemplar para a agua.

Na oficina os técnicos da SEMA, foram taxativos de que na atual legislação não existe possibilidade de autorização da pesca esportiva do dourado, mas que estariam propondo a realização de um evento em forma de pesquisa, para que, pudessem coletar, escamas dos exemplares de dourado, para posterior estudo, que pudesse produzir dados de que o manejo do exemplar pescado e devolvido ao rio, tenha boa média de sobrevivência, desde que no projeto houvesse o envolvimento do pescador profissional.

Participaram presencialmente da oficina o Prefeito de Horizontina e Presidente da AMUFRON – Jones Cunha, Prefeito de Porto Mauá – Leocir Weiss, Prefeito em exercício do municipio de Porto Lucena – Uesler Vlieger, o Técnico em Meio Ambiente Valtemir Goldmeier e a Secretária Executiva da Amufron – Roseli Rost, além de técnicos dos municípios diretamente envolvidos de forma virtual.

Após a oficina Presidente da AMUFRON Jones Cunha, disse que o resultado da oficina não atendeu diretamente os nossos anseios, mas o encaminhamento possível para avançarmos e criarmos a possibilidade de conseguirmos futuramente a autorização da pesca esportiva do Dourado, passa pelo projeto piloto, que prevê a realização de eventos de pesca esportiva no Rio Uruguai. No primeiro momento o evento contemplaria nos seis municípios da AMUFRON (Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Alecrim, Porto Mauá, Novo Machado, Dr. Maurício Cardoso) banhados pelo Rio Uruguai, desde que seguindo todos requisitos a serem estabelecidos em portaria.

formrs

cnm

cdp

rota

rio grande do sul