Compartilhe!

20240124 104706

Na manhã desta quarta-feira(24/01) a Associação dos municípios da Fronteira Noroeste – AMUFRON, esteve reunida em Assembleia, na sede da entidade.

Presidida pelo Prefeito Marcos Vinícius Corso, Prefeito de Três de Maio, com a participação da grande maioria dos prefeitos, ou vice-prefeitos, trouxe para pauta a demora nos reparos da rede elétrica ocasionados pelas intemperes dos temporais que assolaram a região. De que forma podemos planejar ações que previnam e facilitem o reestabelecimento dos serviços à população.

Foram convidados representantes da RGE/CPFL  e CORSAN, no intuito de  entender quais as maiores dificuldades que ocorreram, e que levaram muitos consumidores de energia elétrica a ficar mais de seis dias sem o fornecimento da mesma.

Segundo RAFAEL LUGOCH - Consultor de Negócio da CPFL/RGE, a empresa fez de tudo, para que o maior número de consumidores tivesse a energia reestabelecida em curto prazo. Mas, foram muitos municípios atingidos ao mesmo tempo, as equipes da região não conseguiram atender a demanda, demorou 2 dias para chegar as equipes reforço de outras regiões, trabalhamos sem parar na reconstrução das linhas de energia, totalmente destruídas.  Os estragos foram de grande monta, a maioria ocasionadas por árvores de grande porte ou vegetação muito perto da rede elétrica, que acabaram sendo derrubadas com a força do temporal enroscando na fiação.

Após grande debate, ficou acertado de que os representantes da CPFL/RGE e equipe, junto com os encarregados municipais, irão fazer um levantamento de vegetação ou árvores que podem causar estragos em algum próximo evento climático, e estas serão eliminadas, isso para tentar evitar novos transtornos.

Já ao representante da Corsan – João Corim foi cobrado de forma muito insistente, a necessidade de a companhia possuir geradores móveis, que possam garantir ao consumidor o fornecimento de água, primordial para a vida humana, mesmo em caso de faltar energia. Ainda foi sugerido a realização de campanha para que os consumidores, principalmente empresas, instalem caixas de água, o que facilitaria em caso de interrupção no fornecimento de água da rede pública.

O Presidente Marcos Corso, agradeceu a presença dos convidados, e finalizou dizendo que não temos como evitar as intemperes climáticos, porém, solicitou aos representantes da Corsan e RGE/CPFL que levem aos seus superiores a necessidade de melhorar o canal de comunicação com seus clientes, pois a impressão que tivemos foi de total abandono, e isso causa muita revolta nos consumidores. 

 

20240124 094154

20240124 094228

 

formrs

cnm

cdp

rota

rio grande do sul