Compartilhe!

parceriaPromotoria/CORSAN/SEMA/FEPAN/AMGSR,(GT) realizaram na tarde do último dia em 21 de novembro de 2017, na sala de reuniões do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, junto ao Ministério Público em Porto Alegre, reunião do GT, com o objetivo de dar destinação adequada do lodo das soluções individuais de esgotamento sanitário na região da Grande Santa Rosa.

A Participação da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), se deu de forma muito qualificada, com a presença de grande parte dos prefeitos ou vice-prefeitos, coordenados pelo seu Presidente e também Prefeito de Santa Rosa Alcides Vicini.

A reunião foi coordenada pelo Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias Daniel Martini, e teve a participação da Secretária Estadual da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA e Presidente da FEPAM Ana Maria Pellini, Diretor de Operações da Corsan Eduardo Barbosa Carvalho, além de outros.

Após a apresentação do problema, pela AMGSR em reunião realizada no dia 12/09, vária ações foram implementadas, para que nesta data tivéssemos êxito com a solução do destino do Lodo das fossas sépticas domésticas, que até então eram recolhidas pelos caminhões e não tinham destino.

A parceria estabelecida entre as partes fez, com que a CORSAN efetuasse adequações na ETE de Santa Rosa, a FEPAM liberasse a licença e o município de Santa Rosa consentisse em receber o lodo provindo do esgotamento das Fossas, dos demais municípios pelo período de um ano, reservando-se o direito de avaliação, para posterior consentimento permanente.

O presidente da AMGSR Alcides Vicini em seu pronunciamento, elogiou a postura pedagógica do MP/RS na condução deste Grupo de Trabalho, que de forma muito coerente está conseguindo solucionar um problema de Saneamento Público a nível regional.

formrs

cnm

cdp

rota

rio grande do sul